segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Gran Turismo: Seu legado e evolução! (Parte 1)






Que Gran Turismo é uma das mais(senão a mais importante) franquia de jogos de esporte a motor isso ninguém duvida, mas será que nós temos a real noção disso?

Claro que nem Sony, nem Polyphony, nem Kazunori Yamauchi, nem ninguém podiam imaginavar que esta série hoje estaria aos pés de seu sétimo jogo(fora as versões "Prologue" e de salões do Automóvel), em 4k e com todas as premissas vistas no vídeo de apresentação de Gran Turismo Sport.

Trailer de GT Sport abaixo!



Neste artigo vamos puxar a nostalgia e falar sobre a evolução dos dois primeiros jogos, com fotos e vídeos, claro. Então prepare o lenço, acalme o coração, solte o freio de mão e vamos acelerar rumo ao primeiro lugar!

Com a primeira metade dos anos 90, tínhamos a era dos 16bits que imperavam, com a guerra declarada entre Sega x Nintendo, com jogos que nos enchiam os olhos, como Super Mario de um lado, Sonic do outro, capitaneando suas empresas, suas bandeiras, e junto deles, uma infinidade de outros games espetaculares, e os jogos de corrida, claro, não poderiam ficar de fora!





E no longínquo ano de 1992, Kazunori Yamauchi reuniu a galera responsável que montaria o primeiro Gran Turismo, cinco anos depois!  Pois em 1992, o Playstation ainda era um conceito, sendo que  só seria lançado no final de 1994 no Japão. O jogo em si, claro, precisou além do tempo para ser concebido, da tecnologia necessária, pois é impensável imaginar um jogo como tal, na era 16bits.

Com o sucesso de jogos de corrida como Formula 1 e Need For Speed, a Sony viu que poderia dar certo sim investir nesta área e sabendo da ideia de Kazunori, foi como juntar a fome com a vontade de comer! O jogo, apesar de se auto proclamar simulador, tem uma área totalmente arcade, independente da versão em simulador, onde você pode simplesmente acelerar para desbloquear novos carros e pistas.

Capa norte americana


O modo simulação apresentava seu grande trunfo. Você era obrigado a tirar a carteira de motorista para poder fazer os campeonatos, principalmente os mais avançados, e não duvido, que até hoje, seja o jogo mais difícil da franquia a tirar a carteira, pois me lembro de passar horas e horas refazendo e sem sucesso algum para conseguir tirar meros bronzes.



O jogo veio com 10 marcas oficiais de carros para escolher com 178 carros disponíveis. As marcas são:

Aston Martin
Chevrolet
Dodge
TVR
Subaru
Mitsubishi
Honda / Acura
Toyota
Mazda
Nissan


Quem nunca quis?

Quem nunca quis?(2)



























GO RACE!
















Com relação a pistas, veio com clássicos usados até hoje, como Autumn Ring, Grand Valley, High Speed Ring, Trial Mountain, Deep Forest, entre outros. Cada um ao seu estilo, como High Speed Ring, com suas curvas inclinadas, uma excelente pista para teste de aerodinâmica, Grand Valley com uma primeira curva importantíssima e que em seu traçado maior é um verdadeiro teste de direção.

O jogo alcançou logo de cara a absurda marca de mais de dez milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. O primeiro jogo da franquia chegou ditando regras de como viria a ser o futuro dos jogos de corrida, fora as notas impressionantes das revistas especializadas em games, como a IGN que deu 9.33, a Gamespot deu 8.6 e a Edge deu 10. (Só pra se situarem)

Este jogo marcou tanto, que o programa Top Gear da BBC, o elegeu como o maior jogo de corrida de todos os tempos, confira a matéria completa clicando aqui!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Para muitos (e para este que vos escreve também) o melhor jogo da franquia até hoje! Gran Turismo 2 chegou de forma arrebatadora, pois agora, tanto Sony, tanto Polyphony sabiam exatamente o que fazer pra criar o jogo ideal para PS1!

Pra começar, o jogo vinha com dois discos, um só de Arcade e outro só de Simulação, o que aumentou e muito a imersão proporcionada ao jogo, pois tudo neste jogo ficou maior. A quantidade de carros, pistas , marcas, campeonatos, tudo neste jogo aumentou em proporções que realmente deixou todo mundo maluco. Mas talvez o ponto principal de Gran Turismo 2 seja a evolução de sua jogabilidade, deixando os carros muito mais fluidos e com mais cara de ser um simulador para consoles.

Vale ressaltar o modo rally presente no jogo, algo bastante ousado por se tratar de um estilo de corrida muito diferente, uma mecânica muito diferente, e foi muito bem trazido por GT2, onde a aceitação foi total, tanto que está até hoje na franquia!

E confira o vídeo abaixo com a seleção dos carros de rally para este jogo, é bem surpreendente!




Com gráficos muito melhorados em relação ao primeiro, GT2 marcou a vida de milhões de pessoas, tanto que muita gente passou horas e horas nas concessionárias comprando, vendendo ou simplesmente admirando os 650 carros, divididos em 36 marcas no jogo! Marcas como RUF, BMW, Volkswagen, Audi, Peugeot, FIAT, Venturi, Citroen, Ford entre outras eram algumas das novidades que traziam seus bólidos para este jogo.

Outro ponto alucinante foram os carros de corrida presentes no jogo, carros de categoria como DTM, JGTC e WRC estavam presentes, fora os carros de corridas de longa duração, como 24hs de Le Mans e 12hs de Sebring!

As pistas também merecem um capítulo a parte neste jogo, pois além das novas adicionadas, como Roma(uma diurna e uma noturna, que aliás, sinto falta dela nos jogos mais novos), Seattle, Red Rock, entre outras, tivemos pistas de rally sendo colocadas no jogo, como Tahiti, Pikes Peak e Smokey Montain North. Além da adição de Laguna Seca, totalizando a marca de 27 pistas presentes no jogo.

O jogo não bateu as vendas de GT1, teve quase nove milhões e meio de vendas, mas com certeza arrebatou o mundo e se consolidou como uma franquia forte no PS1, com dois excelentes jogos lançados, muita gente se divertiu por horas e horas jogando Gran Turismo!

Quem nunca comprou este CANHÃO?
Mercedes CLK FIA GT: Um dos carros secretos do jogo. 

Meu Skyline favorito!
Após aparecer em Need For Speed II, o Ford GT90 deu as caras em GT2!

Roma noturna, que saudade...!



Na próxima parte, não perca sobre Gran Turismo 3 e os primeiros jogos "spin off" da série!


Nenhum comentário:

Postar um comentário