segunda-feira, 6 de março de 2017

Saint Seiya e sua trilha sonora impecável! (Parte 1)



Se você viveu a época de ouro dos animes aqui no Brasil, você sabe muito bem a febre que foi durante o período de 1994 a 1997, por causa de Saint Seiya. Neste artigo, eu vou trazer, o que na minha opinião, este anime tem de mais belo já produzido! A sua trilha sonora!

PS: Os links das trilhas da TV, são do canal do Andre Leonardo! As musicas estão com uma qualidade maravilhosa!

Uma trilha incrivelmente extensa, bela, encantadora, forte e surpreendente, esta é a melhor definição que podemos dar a trilha sonora de Saint Seiya, em constante expansão, já que o anime continua sendo produzido e com isso, claro, mais trilhas sonoras são produzidas!

Um nome que merece todo o destaque é o de Seiji Yokoyama, o grande homem que criou esta verdadeira maravilha, também atuou em Metalder, Ohranger(OHRE!), Captain Harlock, Megaloman, Winspector, entre outros.

Mestre Yokoyama!
É complicado até mesmo falar da quantidade de discos lançados, mas com relação a isso, vamos dividir em setores, começando pelo clássico, ou seja, do episódio 1 até o final de Hades!

São no total de 9 discos!

Como sou um cara MUITO legal, vou deixar aqui uns links bem bacanas pra você ir ouvindo, eu recomendo de verdade que você faça isso, pois as musicas são belíssimas e valem a experiência!


Esta trilha foi composta no ano de 1987, e tem as musicas da fase da primeira fase do anime, mais puxado para a Guerra Galáctica e dos Cavaleiros Negros!


Vale ressaltar a musica que abre este disco, que é simplesmente o tema de Seiya de Pegasus, ou seja, já começa com um chute muito bem dado para te pegar de jeito e fazer querer sair por aí dando Meteoro de Pégasos em todo mundo a sua frente.




A segunda trilha sonora foi composta em 1988 e é uma mistura, traz as musicas da saga do Santuário e também do primeiro filme, intitulado "O Santo Guerreiro", onde a Deusa Éris é a vilã.

Vale ressaltar o belíssimo tema da Deusa da Discórdia, Éris, tema de abertura. Apesar do filme para mim ser o mais fraco de todos do anime, eu dou o devido desconto por ter sido o primeiro.

Outras musicas que merecem destaque são as musicas "Gather! Under supervision of Athena" "Glide! Pegasus" "Beautiful Gold Saints"(Basicamente conhecido como o tema de Saga de Gêmeos" e "Seven Senses"

Fica muito clara a evolução musical da primeira para a segunda trilha, com adição de guitarra e vozes mais gregorianas, pode se dizer que essa trilha ditou muito o que viria depois na franquia em termos de musica!










A terceira trilha traz mais músicas a saga do Santuário e musicas cantadas em versão de TV. Abre com a versão original de Pegasus Fantasy, depois já emenda com "Intense! Cosmo" (Um dos temas de Athena) e entra com a versão instrumental de "Blue Forever".

Outra bela canção a destacar é o belíssimo tema de Hyoga de Cisne, intitulada "Cygnus - Warrior of Ice", por ilustrar muito bem a personalidade mais retraída e gélida do guerreiro nórdico da constelação de Cisne, pelo seu passado conturbado e por levar sua mãe sempre consigo.

Apesar de eu achar esta trilha um pouco abaixo da anterior, tem musicas belíssimas, como "Saint of Hope", tocada em momentos mais de leveza ou quando mostrava a infância dos Cavaleiros de uma forma mais doce.

Outra música nesse tom mais calmo é "Remember Sadness", que com certeza fez muita criança ficar com o coração apertado e faz muito marmanjo ficar com os olhos marejados, essa musica realmente te pega de um jeito e não tem como não se emocionar.

Apesar de eu não me lembrar quando é executada no anime, "Enter! Steps of Evil" é uma musica muito boa, muito agitada, pra cima, parecendo a mistura de algumas faixas em uma só, aproveitando o seu melhor! Vale a pena!




Durval, aquele vilão de OVA que merecia uma saga, como Broly ou Cooler de Dragon Ball

A OST IV marca uma sensível mudança, pois no enredo, é a trilha sonora do filme "A Grande Batalha dos Deuses", onde temos o vilão Durval, que através de uma conspiração, quer assumir o controle do Santuário de Athena. Para mim, é o melhor filme, muito em função de Durval, Frey e Freya.

A trilha sonora passa por uma transformação, uma evolução, se tornando mais harmoniosa, mas não menos "potente", com musicas lindíssimas, cheias de guitarras, elementos de música clássica já conhecidos, mas com um tempero asgardiano.

A trilha abre lindissimamente com "Northern legend", depois a maravilhosa "Asgard Brother's and Sister's" que pra mim é uma das mais belas, senão a mais bela canção de Saint Seiya.

A faixa "Mjolnir's Hammer" é das mais cativantes, claro, por ser o Martelo de Thor, foi muito respeitada ganhando um tema a altura!

A guitarra muito bem colocada em "God Warrior vs Saint" junto dos outros instrumentos, além do canto gregoriano dão um ar de imponência que faz desta faixa uma das melhores em termos de acabamento!

As três próximas faixas são de emocionar, primeiro, vem a maravilhosa "Gold Cloth: Descent" apenas executadas por vozes masculinas e uma feminina, que é uma faixa sensacional, digna de fechar os olhos e imaginar como seria o mundo de Asgard!

A próxima, é o tema de Frey, um dos personagens mais queridos de todo o anime, mesmo tendo aparecido apenas neste anime, ele rouba a cena ao dar a sua vida para que os Cavaleiros de Athena pudessem vencer Durval, já que a batalha parecia perdida, mas em pról de um bem maior, da salvação de Asgard e da Terra, Frey, dá a sua vida! Não poderia ter um tema melhor, a faixa "Frey: Hero of love and justice" é outra faixa que vai arrepiar!

Frey!


Depois, "God Dusk - Wagner Rock", que é a faixa onde a batalha é finalizada, e dá um ar de que realmente a luta foi muito difícil (pra mim foi a luta mais dura de todo o anime, juntando os filmes). Serve pare encerrar de forma muito digna a "Grande Batalha dos Deuses"

Indo para "Andromeda Shun! That Fight", não se deixe enganar, é uma faixa que começa de um jeito, mas termina de outro, não átoa, é uma das mais elogiadas musicas de Saint Seiya, é basicamente, o tema de Shun de Andromeda, também usada como tema de Mime de Benetnasch, na saga de Hilda.

Com uma introdução de suspense "Escape from Devil's Castle" te dá uma segunda parte matadora, com uma guitarra inspiradíssima e segue com uma faixa muito, mas muito tensa!




Para finalizar esta primeira parte, a trilha sonora número cinco, ou se preferir, a do filme de Abel, intitulado "A Lenda dos Defensores de Athena"


PS: Não encontrei a trilha completa em um arquivo só, porém, vou deixar o tema de Abel abaixo.



Esta trilha é diferente das outras apresentadas, com o uso maior de Flautas, Harpas e Bandolins, para trazer tanto o ar de Abel, por ser um Deus(Flautas e Harpas) e dar uma identificação maior om a Grécia(Bandolins).

O tema de Abel... ahhhhhh o tema de Abel, dois Bandolins que parecem emitir o som do Olimpo em sua plenitude, harmoniosamente com os outros instrumentos que encaixam perfeitamente como uma canção divina! (A faixa Saori's decision é praticamente uma sequência desta musica)

A "Gemini Betrayal" é diferente, mais voltada ao estilo adotado no anime, com um grande tom de suspense, demonstrando claramente que Saga tinha outras intenções!

A trilha de Abel não se encontra em um link, mas em playlist, clique aqui para poder ouvir!

Logo logo, eu prometo fazer a parte 2, e que parte 2 vem aí, com Hilda, Poseidon, o filme "Os Guerreiros do Armageddon" e Hades!



Nenhum comentário:

Postar um comentário