quarta-feira, 29 de março de 2017

A pressa dos "torcedores" de Internet

Sebastian Vettel vence na nova e já taxada de ridícula Formula 1

Já não é de hoje que a Internet anda com mais e mais gente adentrando em uma classe muito específica, que vai de política, passando por programas de tevê, filmes, até ao mundo dos esportes. Mais especificamente, entrarei no esporte a motor!

Nesta semana estamos tendo dois exemplos muito claros da falta de pensamento, de sensibilidade e de coerência da galera em dois casos: Com a MotoGP e com a F1!



Vamos começar com a MotoGP que teve a sua abertura no último final de semana no Qatar com três provas muito bonitas e um tempo maluco, que anunciava chuva, para a MotoGP!

Eis que a bendita veio e atrasou o horário da corrida principal do final de semana e a emissora responsável optou por sair do ar, mas mantendo atenta aos acontecimentos lá em Losail para retornar quando possível. Mas a bomba já estava lançada e pobre do narrador e do comentarista, que acabaram levando a culpa(que já não existia nem por parte da emissora) e uma onda de xingamentos gratuitos nas redes sociais.

No fim, a emissora transmitiu a corrida ao vivo e tudo acabou "bem". Coloquei entre áspas mesmo pois eu imagino o quão desagradável deve ser pra quem faz o seu trabalho de forma digna, acabar levando nas costas por algo que não é seu, pois tudo que precisava ser feito era pensar e procurar saber o que a emissora iria fazer, ou até mesmo perguntar de forma educada ao narrador e comentarista da ocasião.

Na Formula 1, a questão é que ano após ano, com algumas exceções, a prova da Australia não é o maior exemplo de disputas e estava na cara que as ultrapassagens iriam reduzir nessa pista, dado ao fato da carga aerodinâmica estar muito maior, implicando em velocidades de curva muito maiores, como mostrado em um comparativo em uma das curvas(creio que a curva 14), onde a diferença de velocidade de 2016 para este ano beirava os 15km/h.

O problema é a enxurrada de pessoas que já dizem que o campeonato será assim ou assado tendo em vista uma corrida, sendo que se puxar em anos anteriores, não é exatamente assim que deve proceder, mas sim aguardar, visto que a próxima etapa será na China, com sua curvas de média velocidade, raio longo e sua reta interminável!

Quero dizer que hoje há uma necessidade quase boçal em emitir sua opinião sem pensar, sem filtrar, sem analisar se é correta, sem ir atrás, sem pesquisar, sem questionar! E isso na maioria das vezes, acaba dando no que estamos vendo.Muita gente falando que a prova da Austrália foi uma porcaria, como se as anteriores fossem uma primazia de ultrapassagens. Claro que, você tem provas como as de 2009, 2010 e 2012 que foram muito boas, mas Melbourne sofre do mesmo problema de Interlagos.


3 comentários:

  1. Muito boa Matéria!!!!, mas o fato é que existe muito gente na internet querendo pagar de expert em automobilismo e se precipita dizendo que o resto do campeonato vai ser em fila indiana só de analisar a primeira prova do ano.....

    ResponderExcluir
  2. Um texto reflexivo, muito bom, espelho da sociedade midiática e 'moderna', de pensadores livres. Infelizmente, muitos ainda não entendem o simples conceito de opinião pessoal - deve-se, claro, ter referências para tal -, e seguem o terrível censo comum.
    Realmente, as corridas, de MotoGP e F1, dependem de tantos aspectos que é difícil exigir muito das emissoras. Ah, e as competições foram ótimas, na minha opinião.

    ResponderExcluir