domingo, 16 de abril de 2017

A nova e bela Formula 1



Após três etapas, podemos tirar as primeiras conclusões do campeonato. Umas óbvias, outras, nem tanto. Vamos brincar, faça você também essa tabela do que você já consegue ver no campeonato!



1 - A Mercedes é melhor em classificação, mas a Ferrari é melhor em corridas
Foram três poles da Mercedes, duas de Hamilton e uma do Bottas, em corrida, foram duas vitórias da Ferrari(as duas com Vettel) e uma do Hamilton. Nitidamente o desgaste dos pneus da Ferrari é menor que os da equipe alemã, fora que tanto na Australia, quanto no Bahrein, a montadora italiana deu um baile em cima da alemã no quesito estratégia.



2 - Renault e Williams, equipes médias de um piloto só.
O curioso caso das duas equipes que construíram bons carros, mas que na classificação de construtores, vão sofrer! A Williams conta com a experiência de Felipe Massa e um corpo técnico encabeçado por Paddy Lowe. Por outro lado, o endinheirado Lance Stroll, que a bem da verdade tem sofrido mais nas corridas por ser coletado em acidentes, mas mesmo assim, começa o ano como se esperava, não terminando as corridas.



A Renault conta com o talento de Nico Hulkenberg, vencedor das 24hs de Le Mans, um piloto dos mais rápidos, reconhecidamente um pé pesado de mais alta categoria. Em contrapartida, conta com aquele que pra muitos é tido como o piloto mais fraco da categoria, Jolyon Palmer. Palmer até que surpreendeu a todos quando conseguiu ir pro Q3 no Bahrein, mas na corrida, foi mais do mesmo. Ou seja, Williams e Renault vão sofrer.



3 - A Force India pode vai continuar arrancando resultados da cartola, mas sempre inconstante.
A equipe dos carros cor de rosa da BWT pelo visto vai continuar na mesma, sendo uma equipe com momentos em que irá fazer apresentações assombrosas, seja para o bem, ou para o mal. Sergio Perez que o diga, largou a décima oitava posição e chegou em sétimo! Está em oitavo na temporada com 14 pontos. O seu companheiro, o francês Esteban Ocon, com três décimos lugares, tem três pontos.




4 - O Alonso e seu calvário, o faz transformar uma ultrapassagem em cima do Palmer em uma aula!
Seja brigando com Sainz e errando na China ou dando uma aula em cima do Palmer, Fernando Alonso continua demonstrando que se por um lado, tem um ego do tamanho do Monte Fuji, por outro, possui uma garra e um talento que não átoa, é tido por muitos como o maior piloto da atualidade. Por isso já é tão aguardado para as 500 milhas de Indianapolis este ano. A frase "Eu estou pilotando feito um animal" dito na China nunca teve tanto sentido. Aliás, como diz o Edgard de Mello Filho, o Alonso é mesmo "O Animal".




5 - Ultrapassar está mais difícil? Está, mas nem por isso...
Com os carros bem mais aerodinâmicos este ano, com pneus mais largos e uma eficiência menor do DRS, os pilotos estão tendo que se virar para ultrapassar. Isso está rendendo em corridas bem diferentes como na China e no Bahrein, onde as disputas sim aconteceram, mas não necessariamente por causa da "asa móvel". As corridas estão claramente com menos ultrapassagens, mas nem por isso, entediantes. Mas claro, quando for em casos como em Barcelona, Monaco e Hungria, aí se não chover, ou os pneus forem de chiclete, vai ser complicado.




6 - Ericsson é mesmo fraquíssimo!
Não se sabe quem é mais fraco. Jolyon Palmer ou Marcus Ericsson. Em todo o caso, o sueco da Sauber teve de aguentar o retorno de seu enfraquecido(não se sabe o quanto) companheiro de equipe, o talentoso Pascal Wherlein. Até aí, tudo bem, o problema é a surra que o Ericsson levou na corrida. O sueco já era reconhecidamente fraco, mas encarou o brasileiro Felipe Nasr ano passado. Este ano, Wherlein mal voltou do "estaleiro" e já colocou no bolso o sueco. Não vai ser fácil para Marcus, não vai mesmo.




Cabe mais? Claro, mas vamos deixar mais para frente para trazer mais análises!

PS: Temos um campeonato, essa é a análise mais óbvia de todas!

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