quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Tributo a Saki Kaskas




No dia 17/11/2016, o músico Romulo di Prisco, em seu Facebook, fez uma linda homenagem ao amigo de longa data e colega de profissão, o lendário guitarrista Theodosius Kaskamandis, ou como era conhecido, Saki Kaskas, ou se preferir, o Capitão Ginger.




O alemão nascido em Krefeld,  nos deixou aos 45 anos e me faz questionar se o mundo é dos justos. Um guitarrista de um talento monstruoso, que deu vida as musicas dos primeiros Need For Speed.
Ou seja, do I ao Porsche Unleashed, Saki estava lá, com uma equipe inegavelmente talentosa, tanto que não é nada anormal encontrar gamers que passaram a curtir esse tipo de musica devido a pessoas como Kaskas. Eu mesmo tenho as trilhas de NFS I,II e III no meu celular.

Nomes que além de Prisco, posso citar Robbert Hindaugh, Jeff Dyck, Alistar Hitch,, Jay Weiland e Matt Ragan.

Saki nunca foi famoso, nunca apareceu na tevê, nunca arrumou confusão pra ganhar views na Internet, nunca parece ter se preocupado em ser famoso, tanto que seu canal no YouTube tem apenas UM vídeo, que é ele ensinando a tocar  La Grange de ZZ Top.

Merecia mais, merecia sim, seu talento era tão natural, tão único, suas musicas tem uma sonoridade bem diferenciada, pesada mas harmoniosa, destrutiva mas nada depressiva, tem uma pegada totalmente diferente, dando até a impressão de que era fácil fazer, mas não era.

Fiquei bastante chateado com sua morte, não acreditei. Tão jovem, ainda com tanto a fazer, mas quis a vida, quis Deus que fosse a sua hora.

Em seus trabalhos mais notáveis, além de NFS, você pode ouví-lo em NHL 97, 98, SimCity 4 e Mass Efect 2. Fora da área de games, o capitão em 1994 esteve em um grupo de instrumental chamado "The Heavy Lounge", junto do tecladista Jeff Dyck, que tempos depois o levou a fazer parte da gigante empresa Eletronic Arts e ganhou contrato permanente após participar de forma brilhante na trilha do primeiro Need For Speed

Deixo aqui minha homenagem a este guitarrista que explodiu a minha cabeça com seus solos absurdos, sua forma tão voraz e ácida de tocar, sua sonoridade tão incrível que não parecia a de um ser humano.

Confira abaixo links para ouvir musicas e trilhas do Capitão Ginger.

Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo NHL 97
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo NHL98 
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo The Need for Speed
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo Need For Speed II
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo Need For Speed 3 - Hot Pursuit
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo Need For Speed IV - High Stakes
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo Need For Speed Porsche Unlheashed(ou 2000)
Clique aqui para ouvir a trilha sonora do jogo Mass Effect 2

Curiosamente, no NFS Porsche, o guitarrista foi creditado como Capitão Ginger.


Em seu canal no YouTube, Jeff soltou uma compilação de solos de guitarra da época do "The Heavy Lounge". Eu recomendo, é divino!




Único vídeo postado em seu canal, Saki ensina a como tocar "La Grange" do "ZZ Top"



E por último, mas não menos importante...


Eu que te agradeço, para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário